- Home
- Política Geral de Privacidade
Atualizado a 25/07/2023
É importante que leia atentamente esta Política Geral de Privacidade antes de navegar pelo website www.linis.pt .
Este website é operado pela empresa portuguesa Linis. (adiante designada por “Linis”). Linis é uma empresa comprometida com a privacidade dos seus utilizadores e clientes e, por isso, coloca à sua disposição esta Política Geral de Privacidade. Por este meio, pode ficar a saber que dados pessoais recolhemos dos utilizadores, o modo como tratamos tais dados, as finalidades de tais tratamentos, as suas obrigações como cliente, como entrar em contacto connosco e o que fazer para exercer os seus direitos.
Esta Política Geral de Privacidade tem por objetivo explicar como a Linis trata diferentes dados pessoais com diferentes finalidades. No entanto, não deve ser considerada como única, dado que é complementada pela informação que, em qualquer altura, possa ser posta à disposição do cliente nos diferentes formulários de captação de dados ou em interações que se realizem entre a Linis e o Utilizador.
- LINIS E O UTILIZADOR OU CLIENTE
- QUE DADOS DOS UTILIZADORES SÃO RECOLHIDOS E TRATADOS PELA LINIS?
- ELABORAÇÃO DE PERFIS
- COMUNICAÇÕES COMERCIAIS
- QUE INFORMAÇÃO PARTILHAMOS COM TERCEIROS?
- DURAÇÃO DO TRATAMENTO E CONSERVAÇÃO DOS SEUS DADOS
- AS SUAS OBRIGAÇÕES COMO UTILIZADOR OU CLIENTE
- OS SEUS DIREITOS COMO UTILIZADOR OU CLIENTE
- SEGURANÇA DOS SEUS DADOS
- POLÍTICA DE COOKIES
- MODIFICAÇÕES DA POLÍTICA GERAL DE PRIVACIDADE
- CONTACTO
1. LINIS E O UTILIZADOR OU CLIENTE
Os dados pessoais facultados pelo Utilizador ou Cliente serão tratados por:
A empresa Linis, (adiante designada por “Linis“), constituída segundo o direito português, com domicílio social em Av. de Moscavide 50A 1885-062 Moscavide (Lisboa) e titular do NIPC 123 456 789 (CAE 47711) é a empresa proprietária do website www.linis.pt (adiante designado por “Website“). Assim sendo, a Linis é responsável pelo Website.
Ao aceder ao Website, utilizar qualquer canal de comunicação connosco ou visitar uma loja, passará a ter a condição de Utilizador ou Cliente (adiante designada por “Cliente“).
A presente Política Geral de Privacidade constitui, juntamente com as Condições de uso e a Política de cookies, bem como as distintas Políticas de Privacidade Específicas que possam ser incluídas em cada formulário de recolha de dados, o conjunto de normas que regulam o uso do Website, bem como a relação entre a Linis e o utilizador. A presente Política Geral de Privacidade regula, especificamente, o tratamento que a Linis leva a cabo dos dados de carácter pessoal dos Clientes.
Encontra à sua disposição a presente Política Geral de Privacidade nos mesmos idiomas em que esteja disponível o Website, para que possa consultá-la, arquivá-la ou imprimi-la a qualquer momento e sempre que quiser.
2. QUE DADOS DOS UTILIZADORES SÃO RECOLHIDOS E TRATADOS PELA LINIS?
A Linis pode captar informação muito diversa dos Clientes, sempre em relação com as finalidades contempladas, de forma não exaustiva nem limitativa, na presente Política Geral de Privacidade. Em qualquer caso, conforme já referimos, qualquer formulário ou forma de interação com o cliente mediante os quais se captem dados pessoais informarão sempre mediante a oportuna Política de Privacidade específica.
Além dos cookies e outras tecnologias de análise web, ou comentários que os nossos clientes possam publicar no blog ou nas nossas páginas nas redes sociais ou outros sítios da Internet, a Linis pode recolher dados pessoais e informação dos Clientes através dos seguintes canais, formas ou vias do Website, assim como nas nossas lojas:
- Formulário de registo.
- Conta de utilizador.
- Solicitação de visita marcada.
- Inscrição em eventos e/ou apresentações.
- Participação em concursos, sorteios ou promoções.
- Participação em inquéritos online ou inquéritos de satisfação.
- Adicionar produtos a “Os meus favoritos”.
- Visita à loja física.
- Tratamento de dados em aplicações de terceiros.
- As interações em redes sociais, incluindo a solicitação de autorização para uso do seu conteúdo e interações para a nossa promoção.
- Fornecer-nos imagens e informações sobre o seu casamento por meio da página de informações de casamento e fotografias de noivas e noivos do nosso site.
De cada vez que recebamos dados dos nossos Clientes através de algum dos canais anteriores, cria-se uma conta de Cliente. Esta conta é global para todos os serviços da Linis e contém toda a informação relativa à interação da Linis com os nossos clientes. A criação de uma conta não se aplica quando as informações são recolhidas por meio da página de informações de casamento e fotografias de Real Brides do nosso site.
Igualmente através do nosso website oferecemos também espaços para a solicitação de informação dos nossos parceiros de negócio, assim como a possibilidade de que pessoas à procura de novas oportunidades laborais se inscrevam em processos de seleção de pessoal, tanto dos nossos escritórios, como em lojas.
Por todas estas razões, explicamos-lhe em seguida o tipo de informação que podemos recolher em diferentes momentos:
- Informação pessoal e de contacto.
Recolhemos, guardamos e tratamos toda a informação pessoal e dados de contacto que nos proporcione quando se regista no Website, quando visita uma loja ou quando entra em contacto com a Linis para qualquer questão (desde marcar uma visita ou inscrever-se num evento até apresentar uma reclamação ou contactar o serviço de apoio ao cliente).
Os dados pessoais e de contacto que recolhemos são os que se solicitem em qualquer altura nos diferentes formulários de registo ou perfil de utilizador, etc., como, por exemplo, nome completo, endereço, domicílio para entregas, telefones de contacto, correio eletrónico, data de celebração, etc., ou os que a Linis possa solicitar para atender e processar qualquer consulta ou solicitação que nos faça chegar.
- Informação sobre os seus dispositivos e a utilização que faça do Website.
Recolhemos, guardamos e tratamos informação sobre os dispositivos a partir dos quais aceda ao Website (por exemplo, se é um telemóvel ou um PC, o sistema operativo que empregue o dispositivo que está a utilizar para aceder ao Website, o seu endereço IP, etc.), assim como sobre o navegador de Internet que utilize para isso.
Também recolhemos, guardamos e tratamos informação sobre a utilização que faz do Website como, por exemplo, de que forma acedeu ao Website, que camadas ou secções do Website visita, que processos iniciou e em que fase os abandonou, para que websites navega quando abandona o Website, etc.
Geralmente, obtemos esta informação mediante a utilização de Cookies, pelo que o seu tratamento dependerá de os ter aceitado. Pode obter mais informação na Política de Cookies.
- Informação sobre a sua interação com a Linis e as suas preferências.
- Para nós, é muito importante conhecer os nossos Clientes, dado que, assim, podemos melhorar, oferecendo-lhes produtos e serviços que se ajustem cada vez mais às suas necessidades e preferências, melhorar os nossos serviços e atualizar ou modificar o Website. Poderá obter mais informação sobre os perfis que elaboramos graças a toda esta informação na secção seguinte.
Por isso, para processar e gerir qualquer solicitação ou interação que realize com a Linis, recolhemos, guardamos e tratamos toda a informação sobre os seus gostos e preferências que nos proporciona ao interagir connosco. Por exemplo, guardaremos a informação relevante, tanto ao contactar-nos por telefone, como ao usar o Website, ao contratar o serviço de marcação de visita, ao preencher o formulário de registo no Website, ao adicionar os nossos produtos a “Os meus favoritos”, ao participar em inquéritos do website ou inquéritos de satisfação, ao selecionar um idioma de preferência, ao recorrer ao nosso serviço de apoio ao cliente ou quando utilize o nosso chat online, assim como os dados que proporcione voluntariamente na visita a qualquer loja e que aceite que tratemos com as finalidades indicadas em cada ocasião.
De forma geral, os campos a serem preenchidos nos formulários de recolha de dados contidos no Website; responder as perguntas formuladas nos inquéritos ou perfil do utilizador, ou os campos a serem preenchidos nos formulários de recolha de dados contidos no Website têm carácter voluntário. Não obstante, em determinados casos podem existir dados obrigatório (como, por exemplo, um endereço se realiza uma compra, ou um correio eletrónico se aceita receber comunicações comerciais por este meio), em cujo caso informá-lo-emos devidamente. Os campos incluídos nos formulários e marcados com um asterisco (*) são estritamente necessários para atender a sua solicitação, ou criar a sua conta de Cliente, sendo voluntária a inclusão dos outros dados.
Também recolhemos aquela informação que publica e/ou nos proporciona quando interage com a Linis fora do Website, por exemplo, através do serviço de atendimento ao cliente ou quando comparece a qualquer uma das nossas lojas, quando entra em contacto connosco através do serviço de Atendimento Telefónico ao Cliente ou nos envia uma comunicação eletrónica ou postal. A Linis pode, também, tratar a informação publicada ou proporcionada pelo utilizador ao interagir naquelas plataformas, fóruns, redes sociais, aplicações ou websites aos quais a Linis está presente (adiante designados os “Fóruns e Redes Sociais”). A este respeito, informamos-lhe que, sem prejuízo das respetivas políticas e condições de uso e registo de tais Fóruns e Redes Sociais, ao aceitar interagir com a Linis mediante esses canais, nos autoriza a tratar a informação que publica e/ou proporciona com as finalidades compatíveis indicadas em cada caso, como pode ser a gestão de uma reclamação, bem como tramitar qualquer consulta ou solicitação realizada.
Igualmente nos casos em que seja possível ao Cliente registar-se ou aceder ao Website através das contas de utilizador de Fóruns e Redes Sociais, ao utilizar tal opção, autoriza a Linis a recolher e tratar determinada informação acessível em tais contas de utilizador de Fóruns e Redes sociais. Tais opções já estão configuradas pelos próprios Fóruns e Redes sociais, sendo oferecidas como um serviço tanto aos seus utilizadores, como a empresas terceiras, para facilitar o registo ou acesso sem que o utilizador deva introduzir os seus dados ou credenciais. Os dados serão transmitidos desde o Fórum ou Rede social com as finalidades indicadas em cada momento e de acordo com as normas aplicáveis em tais Fóruns e Redes sociais, assim como respeitando permanentemente a configuração que o utilizador aí tenha determinado. Em todo o caso, informaremos devidamente da informação que captemos nos Fóruns e Redes sociais no próprio momento da solicitação dos dados.
- Localização
Em algumas ocasiões, ao utilizar o nosso Website, poderá ser necessário conhecer a sua situação ou localização, por exemplo, para lhe facilitar uma marcação de visita na sua loja mais próxima. Nos casos em que a Linis deseje conhecer a sua localização ou situação, solicitaremos previamente o seu consentimento, em particular, se não tiver ativada a funcionalidade de localização no dispositivo a partir do qual acede ao Website.
Informação de contacto, dados de pagamento e faturação.
No caso de que contrate o serviço de visita marca num país onde a Linis não oferece tal serviço gratuitamente, a Linis poderá recolher e tratar aquela informação e dados pessoais relacionados com o método de pagamento da sua escolha, dados bancários, dados de contacto, de cobrança, etc.
- Informações de perfil de redes sociais e imagem
Num esforço de estabelecer um relacionamento com as nossas clientes, estamos a usar um processador externo, para alertar-nos sobre as imagens nas plataformas de redes sociais, como o Instagram, o Facebook e o Pinterest, onde a Linis é marcada ou a palavra ou hashtag “#Linis” é usada. Nos casos em que gostaríamos de usar a sua imagem no nosso site ou republicá-la num dos nossos perfis de redes sociais, comentar-lhe-emos na sua imagem, pediremos o seu consentimento e trataremos os seus dados conforme descrito nesta política de privacidade. Se consentir, podemos processar a imagem/conteúdo relevante, assim como o seu nome e nome de utilizador da rede social. Pode encontrar aqui os termos e condições para isso. Se houver outras pessoas na sua imagem, é necessário pedir-lhes o consentimento delas em conformidade com esta política antes de aceitar a nossa solicitação. Por favor, consulte a secção 7 abaixo para mais informações sobre isso.
- Informações de casamento e fotografias de Noivas e Noivos
Criámos uma página no nosso site onde as nossas clientes podem publicar fotografias dos seus casamentos e contar-nos a história do seu relacionamento e casamento preenchendo vários campos. A Linis pode decidir publicar as fotografias e informações fornecidas por si. Nenhum desses campos são obrigatórios e nenhuma cliente está obrigada de forma alguma a fornecer-nos essas informações. Se desejar, pedir-lhe-emos o seu consentimento para tratar os dados fornecidos por si. Se fornecer-nos algum dado pessoal que esteja relacionado a outra pessoa, pedimos-lhe que peça autorização e obtenha o consentimento dele(a). Por exemplo, o nome do seu cônjuge ou o nome do seu fotógrafo de casamento. Por favor, consulte a secção 7 abaixo para mais informações sobre isso. Pode encontrar aqui os termos e condições para esta promoção.
Pode revogar o seu consentimento à publicação da sua foto e ao tratamento das informações do seu casamento em qualquer altura enviando um e-mail para o endereço geral@linis.pt ou por correio postal endereçado a LINIS, Av. de Moscavide 50A 1885-062 Moscavide (Lisboa), anexando em qualquer caso uma cópia do seu documento de identidade ou passaporte e indicando “Ref. Data Protection” como referência no envelope (caso opte por correio postal) ou na linha de assunto (se optar por e-mail), declarando que deseja revogar o seu consentimento à publicação da sua foto e ao tratamento das informações do seu casamento.
3. ELABORAÇÃO DE PERFIS
Tal como indicámos anteriormente, na Linis elaboramos perfis dos nossos Clientes que interagem connosco, criando uma conta de utilizador ou cliente que contém toda a informação recolhida mediante os diferentes canais de captação de dados, tanto físicos, como online. Consoante o tipo de interação, o perfil pode ser mais ou menos completo. Elaboramos estes perfis com base no nosso interesse legítimo de negócio, do qual se destaca conhecer os nossos clientes e poder melhorar os nossos serviços com base nas suas preferências e necessidades.
Em seguida, descrevemos as várias opções que consideramos para a criação de perfis, dependendo de como se relaciona connosco e das opções que, dando-se o caso, tenha selecionado:
- 3.1 Perfil em loja física ou no apoio ao cliente: Nas nossas lojas, ou através do nosso serviço de apoio telefónico ao cliente, podemos solicitar-lhe que nos proporcione dados pessoais para manter uma relação comercial, atendê-la de forma personalizada ou gerir reservas de visitas, entre outros. Para isso, criaremos uma ficha de Cliente, onde armazenaremos toda a informação relevante como, por exemplo, as preferências sobre o estilo de vestido, cores, se está interessada num vestido de noiva ou de cerimónia, etc. Esta informação permite-nos adaptar o serviço que prestamos e manter a cliente informada sobre novidades ou eventos nas lojas que tenha visitado (por exemplo, a chegada de uma nova coleção ou novas cores, Trunk Shows ou vendas privadas, etc.), mantendo a loja, neste caso, uma comunicação direta adicional à que, dando-se o caso, possamos ter desde a Linis (por exemplo, por meios eletrónicos, se nos tiver proporcionado o seu consentimento para tal). Além disso, se visita as nossas lojas, podemos enviar-lhe inquéritos de satisfação sobre a qualidade tanto do serviço recebido, como dos nossos produtos. Assim, ajuda-nos a melhorar dia a dia. Tais inquéritos de satisfação poderão ser-lhe enviados por meios eletrónicos, mesmo que não tenha aceitado receber comunicações comerciais, dado que não são publicidade, mas a melhor forma que temos de garantir que, na loja, lhe prestámos o melhor serviço possível e acompanhando os padrões de qualidade do Linis, considerando, portanto, que temos interesse legítimo em tratar os seus dados de contacto e comunicação para estes fins. Se considerar que este serviço não foi prestado adequadamente, poderemos entrar em contacto consigo por telefone ou qualquer outro meio de comunicação que nos tenha indicado, para tratar qualquer incidente que tenha podido ocorrer durante a sua visita à loja.
- 3.2 Perfil online: As novas tecnologias permitem-nos elaborar perfis muito mais precisos, analisando não só as preferências que possa transmitir às nossas lojas, como também, entre outros, os seguintes aspetos: Informação proporcionada no momento de reservar uma visita, por exemplo, a data de um evento, incluindo a do seu casamento, o tipo de ambiente no qual se desenrolará o evento ou o seu casamento, as suas preferências sobre a silhueta ou decote do vestido, o seu orçamento para o vestido; Informação proporcionada no momento de criar uma conta de utilizador como, por exemplo, dados identificativos, de contacto ou o seu endereço; Compras que tenha podido realizar através da nossa loja online, mediante as quais podemos deduzir o seu estilo e preferências; Comportamento no próprio website (conteúdo ao qual acede, tipologia dos vestidos visitados, cores preferidas, frequência com que visita o nosso website, etc.), que nos ajuda a compreender aquilo de que gosta; Comportamento em relação à nossa newsletter (que tipo de conteúdos faz com que abra a newsletter ou clique neles, com que frequência abre as nossas comunicações, …); Informação relevante conforme os vestidos que inclui na secção “Os meus favoritos” (tipo de vestido, cores e outras características que nos ajudam a compreender as suas preferências nos nossos produtos). Ambos os perfis podem ser combinados quando se relaciona com a Linis, seja mediante canais físicos (visita à loja ou apoio ao cliente), seja por meios online no nosso website, app, redes sociais, etc.
- 3.3 Utilização ou exploração da informação gerada nos perfis de utilizador: A informação que possamos ir captando dos nossos clientes é utilizada para diferentes finalidades, embora possam classificar-se em dois grandes grupos: (i) as finalidades relacionadas com um serviço personalizado e adaptado aos nossos clientes e (ii) as finalidades puramente publicitárias. No que respeita ao serviço personalizado, conhecer as suas preferências permite que todas as nossas lojas possam antecipar as suas necessidades, de forma a que possamos oferecer um valor acrescentado aos nossos serviços. Por exemplo, conhecer as suas preferências em vestidos permite que o pessoal da loja possa não só mostrar-lhe vestidos que correspondam a essas preferências (por exemplo, vestidos de cerimónia compridos ou curtos, com determinado decote ou cor, etc.), como até, se reservou uma visita, realizar uma seleção prévia de todos os vestidos ou produtos que possam enquadrar-se, incluindo os tamanhos e cores disponíveis. Se tem algum evento proximamente, em particular no caso do seu casamento, conhecer a data permite-nos antecipar os vestidos disponíveis para realizar as provas oportunas, assim como prever a disponibilidade de tamanhos e tipos de vestido. A geração destes perfis permite-nos, igualmente, melhorar a nossa eficácia publicitária, por podermos personalizar e adaptar o conteúdo das mensagens publicitárias aos seus interesses, o tipo de comunicação que lhe enviamos ou a frequência com que a abordamos. Por exemplo, sabendo do seu interesse pelas nossas novas coleções, informá-la-emos de cada vez que se apresentem e se inicie a sua comercialização. Além disso, se demonstrou interesse pelos nossos eventos, por exemplo, de apresentação de novas coleções, podemos convidá-la a participar, tendo em conta também a sua localização e onde se realiza a apresentação. Todos os contactos podem realizar-se tanto por meios eletrónicos, conforme indicamos mais adiante, como por telefone, seja desde a Linis diretamente através do seu serviço de Apoio ao Cliente, seja diretamente por parte da loja, a fim de informar da chegada de novos vestidos, confirmar futuras visitas ou reservas solicitadas ou, em geral, para manter a relação comercial. A personalização do conteúdo permite-nos garantir que enviamos informação que possa ser do seu interesse. Por exemplo, se sabemos que tem preferência por vestidos compridos, daremos prioridade a notícias ou promoções sobre este tipo de vestidos. Além disso, conforme a sua interação connosco, poderemos oferecer-lhe promoções especiais, concursos ou participar em determinados eventos exclusivos para clientes. Na secção seguinte, sobre Comunicações Comerciais, poderá obter mais informação sobre como as realizamos, os canais utilizados e com que plataformas colaboramos para melhorar a nossa capacidade publicitária. Toda a informação contida na conta de Cliente e, portanto, toda a informação acerca do seu perfil e das suas preferências está acessível às nossas lojas, que as utilizam para melhorar o serviço personalizado prestado na própria loja. Todos os dados são sempre propriedade da Linis, sem prejuízo de a loja, especialmente quando se trate de franchisings, poder solicitar-lhe dados adicionais, para sua própria utilização, durante a visita que fizer à loja.
4. COMUNICAÇÕES COMERCIAIS
Na Linis, trataremos os dados que nos faculte para lhe enviar comunicações comerciais, quando tenhamos obtido previamente o seu consentimento nesse sentido. Caso no-lo conceda, enviar-lhe-emos informação, publicidade, inquéritos, convites para eventos ou promoções acerca de produtos ou serviços relacionados com a atividade da Linis. No próprio momento da recolha de dados, como Cliente poderá decidir se deseja ou não receber este tipo de comunicações da nossa parte e poderá, sempre e em qualquer momento, retirar o consentimento prestado.
Se aceitar que lhe enviemos comunicações comerciais por meios eletrónicos (e-mail, SMS, mensagens instantâneas ou redes sociais, entre outros), deve ter em conta que todas as comunicações enviadas pela Linis poderão ser adaptadas e personalizadas segundo os seus interesses, seja com base nos produtos e serviços que tenha solicitado, seja com base nos dados que possamos deduzir ou obter da sua navegação, interesse em determinados conteúdos ou reação às nossas comunicações, entre outros, conforme explicámos na secção anterior de “Elaboração de Perfis”.
Essa personalização efetua-se de forma parcialmente automatizada, no sentido em que a Linis determina os parâmetros da personalização, mas é a plataforma tecnológica que gera o perfil do Cliente. Por norma geral, não enviamos comunicações gerais que não sejam segmentadas mediante o procedimento anterior, dado considerarmos que é do interesse, tanto da Linis, como dos nossos Clientes, enviar ou receber informação que seja relevante e porque a falta de segmentação não alteraria o número de comunicações recebidas, mas apenas o conteúdo das mesmas. Nesse sentido, se não desejar a segmentação com finalidades publicitárias, solicitamos que não subscreva as comunicações e/ou a newsletter da Linis.
Todas as newsletters ou comunicações comerciais serão enviadas pela Linis, incluindo em nome de outras sociedades do Linis, como empresa responsável pela publicidade e comunicação.
As comunicações comerciais por via eletrónica indicadas anteriormente podem efetuar-se através dos seguintes canais:
Comunicações por correio eletrónico, SMS ou MMS ou mensagens instantâneas (WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, mensagens diretas em aplicações de Fóruns ou Redes Sociais, etc.):
Se dispusermos da informação oportuna (correio eletrónico, número de telemóvel, etc.), podemos enviar-lhe a informação comercial por tais meios. Regra geral, o canal de comunicação limitar-se-á ao correio eletrónico, sempre que seja possível, se bem que determinadas ações possam realizar-se por outros dos meios indicados (por exemplo, o envio de lembretes, eventos ou inquéritos).
Comunicações comerciais em plataformas de terceiros (por exemplo, redes sociais):
Algumas plataformas de terceiros (ou seja, websites, comunidades ou aplicações, por exemplo) permitem a outros anunciantes, como a Linis, utilizar tais plataformas para realizar ações publicitárias diretamente para aqueles clientes da Linis que também têm uma conta de utilizador na plataforma.
Para isso, a plataforma pode requerer que o anunciante (Linis) acredite a identidade dos seus Clientes, proporcionando, de forma encriptada e protegida mediante ferramentas técnicas proporcionadas pelas próprias plataformas, dados identificativos básicos como, por exemplo, um endereço de correio eletrónico ou um número de telefone.
Depois de acreditada a identidade do Cliente e a existência de uma conta de utilizador na plataforma, a Linis pode criar o que comummente se designa de “público personalizado” com os clientes que tenham aceitado receber publicidade na plataforma, podendo, assim, mostrar a publicidade da Linis diretamente no perfil do utilizador.
Por exemplo, em redes sociais, este tipo de atividade pode encontrar-se no Facebook (Custom Audience), Twitter (Audiências personalizadas) ou Google (Customer Match).
Esta atividade tem uma finalidade eminentemente publicitária, pelo que os seus dados só serão utilizados se tiver aceitado receber as nossas comunicações.
Adicionalmente, tais plataformas de terceiros também podem permitir aos seus anunciantes, como a Linis, utilizar as suas ferramentas para identificar aqueles utilizadores que, dentro da sua plataforma, tenham um “perfil semelhante” ao dos clientes da Linis.
O procedimento de identificação e acreditação da identidade dos Clientes é o mesmo que o indicado anteriormente. Por exemplo, em redes sociais, este tipo de atividade pode encontrar-se no Facebook (Lookalike Audience), Twitter (Audiências personalizadas) ou no Google (Similar Audiences).
Neste caso, visto que os dados não são utilizados com uma finalidade diretamente publicitária para os nossos Clientes, senão para os utilizadores que, sem o serem, têm um perfil semelhante ao da nossa clientela, utilizaremos os dados básicos de todos os nossos Clientes (e não só os que tenham aceitado receber publicidade) para identificar potenciais clientes na plataforma. Desta maneira, a publicidade será dirigida unicamente aos potenciais clientes que tenham prestado o consentimento correspondente à plataforma para receber publicidade. Realizamos este tratamento com base no nosso interesse legítimo de ampliar a nossa clientela, mas poderá opor-se em qualquer altura a que os seus dados sejam tratados com esta finalidade.
Conforme referido em parágrafos anteriores, tais serviços solicitam unicamente dados identificativos básicos, ou seja, não facultamos todos os seus dados pessoais, nem sequer as preferências que já possamos conhecer, senão que se limitam a uma conta de correio eletrónico ou número de telefone que são partilhados de forma encriptada e protegida mediante ferramentas técnicas proporcionadas pelas próprias plataformas, suficientes para que a rede social identifique o utilizador na sua base de dados.
Além disso, utilizam-se técnicas de comunicação segura, incluindo a encriptação dos dados antes de os carregar, para garantir a confidencialidade e segurança da informação.
Por último, não obteremos dados acerca da sua pessoa diretamente a partir destas plataformas de terceiros, ou seja, podemos obter informação de forma anónima e estatística, mas nunca informação exata sobre os seus interesses ou se viu um determinado anúncio, salvo se interagir connosco ou com o anúncio concreto.
No caso em que não deseje que utilizemos os seus dados para finalidades publicitárias em plataformas de terceiros, pode entrar em contacto connosco pelos endereços eletrónico e postal que encontrará mais adiante. Se já estivermos a utilizá-los em tais plataformas, eliminá-los-emos na atualização seguinte dos dados proporcionados.
Pode revogar o seu consentimento para o envio de comunicações comerciais eletrónicas a qualquer momento, seguindo simplesmente as instruções apresentadas no rodapé do corpo de cada uma das comunicações eletrónicas remetidas pela Linis ou enviando um e-mail para o endereço de correio eletrónico geral@linis.pt ou por correio postal endereçado a Av. de Moscavide 50A 1885-062 Moscavide (Lisboa) anexando, em ambos os casos, uma cópia do seu documento nacional de identificação ou passaporte e indicando “Ref. Proteção de dados” como referência no envelope (caso opte pelo correio postal) ou no assunto (caso opte pelo e-mail) e explicando que deseja revogar o seu consentimento para o envio de comunicações comerciais eletrónicas.
5. QUE INFORMAÇÃO PARTILHAMOS COM TERCEIROS?
Os seus dados não serão cedidos, vendidos, alugados ou postos à disposição de terceiros de nenhuma forma, salvo aos fornecedores de serviços da Linis que realizem determinadas atividades para a empresa (como, por exemplo, o envio da newsletter, fornecedores de marketing ou apoio ao cliente, armazenamento ou gestão de dados e bases de dados, fornecedores de transporte ou logística, Fóruns ou Redes Sociais onde possamos desenvolver atividade publicitária, etc.), mas em nenhum caso para as suas finalidades próprias. Da mesma maneira, as lojas também poderão aceder aos dados, mas nunca utilizá-los sem o nosso consentimento ou sem seguir as instruções impostas pela Linis.
Não obstante o referido, a Linis informa que, no caso em que adquira os nossos produtos ou solicite determinados serviços através do Website (como, por exemplo, o serviço de marcação de visita), poderá ser necessário comunicar todos ou parte dos seus dados pessoais a terceiros, a fim de poder processar e administrar tal compra ou serviço como, por exemplo:
- os seus dados pessoais e de contacto, cuja comunicação à loja onde tenha solicitado marcação de visita pode tornar-se necessária, de modo a que possam entrar em contacto consigo e confirmar a visita, assim como avisar de qualquer incidente em relação com a mesma;
- os seus dados de contacto, domicílio ou envio, cuja comunicação a empresas de transportes e correio rápido pode tornar-se necessária para que possam processar as compras de produtos que realize connosco e enviá-las para onde nos indique; ou
Em particular, os seus dados poderão ser comunicados ou cedidos àquelas lojas com as quais possa ter interesse em manter qualquer relação (por exemplo, assistir a eventos ou marcar uma visita).
Em qualquer caso, em conformidade com o disposto na normativa em vigor, a Linis comunicará unicamente os dados pessoais dos Clientes que sejam estritamente necessários e os terceiros destinatários dos mesmos apenas poderão tratar os seus dados pessoais para processar e administrar a compra do produto ou serviço em questão, a menos que informemos expressamente o Cliente de algum tratamento adicional.
Em conformidade com a normativa vigente em matéria de proteção de dados, a fim de implementar algumas ou todas as finalidades mencionadas na presente Política Geral de Privacidade, informamos que é possível que os seus dados sejam comunicados pela Linis com as finalidades indicadas na presente Política Geral de Privacidade ou as indicadas em qualquer Política de Privacidade informada nos distintos formulários e que, em alguns casos, tal comunicação implique a transferência dos seus dados pessoais a países fora da União Europeia (por exemplo, os Estados Unidos). Dado que a legislação dos países fora da União Europeia para os quais os seus dados pessoais possam ser transferidos pode não proporcionar um nível adequado de proteção dos seus dados pessoais, em tais casos, a Linis, no cumprimento da norma em vigor, implementam as devidas proteções técnicas e contratuais, com o objetivo de garantir que a sua informação pessoal é tratada em conformidade com os padrões de segurança e confidencialidade legalmente estabelecidos e que poderão incluir, entre outros:
- Cláusulas padrão aprovadas pela UE: Há contratos aprovados pela Comissão Europeia que proporcionam garantias suficientes de que o tratamento cumpre com os requisitos estabelecidos no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da UE.
Fora dos pressupostos anteriormente especificados, a Linis não revelará, cederá, venderá ou alugará a terceiros a informação pessoal que nos proporcione através do Website, salvo quando a revelação seja exigida pela legislação em vigor, por ordem judicial ou por uma autoridade competente, assim como quando devamos comunicar os dados indispensáveis por um motivo lógico de prestação de serviço ou se peçam de maneira expressa, obtendo previamente o seu consentimento explícito para a comunicação a terceiros.
6. DURAÇÃO DO TRATAMENTO E CONSERVAÇÃO DOS SEUS DADOS
Regra geral, tratamos os dados enquanto estes são necessários para a manutenção de uma relação comercial apropriada.
Por exemplo, a sua Conta de Cliente será conservada por um período de 5 anos a contar da sua última interação em Linis que inclui o uso do nosso site, a leitura das nossas comunicações eletrónicas ou a visita a qualquer uma das nossas lojas. Qualquer dado que recolhemos de si, por meio do nosso site e redes sociais, será conservado por um período de 5 anos a contar da data de recolha, a menos que opte por revogar o seu consentimento ou que a legislação local nos exija conservá-los para cumprir com alguma ordem judicial ou pedido das autoridades ou para fins de defesa em processos judiciais.
Se subscreveu as nossas comunicações comerciais, os seus dados serão conservados até que se desinscreva ou que nos solicite expressamente que os seus dados não sejam utilizados em plataformas de terceiros (eliminando-os das mesmas), ou que possamos considerar ou comprovar por qualquer meio disponível, segundo a tecnologia existente no momento, que as nossas comunicações já não são do seu interesse, por exemplo, porque não navega no nosso website como utilizador ou não abre os nossos correios eletrónicos.
Em qualquer caso, a Linis informara do prazo de conservação dos seus dados nos diferentes formulários online em que se solicitam dados pessoais, sem prejuízo de os seus dados se conservarem por um prazo superior devidamente anonimizados para finalidades estatísticas ou de estudos de mercado, desde que seja possível, ou devidamente bloqueados para cumprir qualquer obrigação legal (por exemplo, a Lei de Defesa de Consumidores e Utilizadores, assim como a normativa comercial ou fiscal podem obrigar-nos a conservar determinados dados durante um período de tempo específico).
7. AS SUAS OBRIGAÇÕES COMO CLIENTE
Ao enviar os seus dados para a Linis através de qualquer meio (seja por e-mail, telefone, aplicações de mensagens instantâneas, Fóruns e Redes sociais ou através de qualquer um dos canais de recolha de dados disponíveis no Website), garante à Linis que os dados que nos proporciona correspondem à sua verdadeira identidade e que tais dados são atuais, verídicos, exatos e completos no momento em que os proporciona. O utilizador é o único responsável pela veracidade, exatidão e totalidade dos dados pessoais que nos proporcione, pelo que deverá notificar a Linis de qualquer alteração ou modificação dos dados pessoais que nos tenha facultado com a maior brevidade. Lembre-se, igualmente, de que os dados pessoais são propriedade de cada pessoa, pelo que é rigorosamente proibido proporcionar à Linis qualquer dado ou informação de terceiros sem o seu consentimento prévio (por exemplo, no caso em que nos indique como domicílio de entrega de uma encomenda o domicílio de um familiar, deverá informá-lo/a de que proporcionará os seus dados à Linis e que pode aceder à presente Política no nosso website).
Lembre-se também que os dados pessoais são propriedade de cada pessoa e, portanto, é totalmente proibido fornecer à Linis ou à Linis Online qualquer dado, fotografia ou informação de terceiros sem o consentimento prévio do mesmo (por exemplo, se fornece o endereço de um parente como o endereço de envio de um pedido, deve comentar-lhe que passou os dados dele a Linis e que ele(a) pode acessar esta Política no nosso site).
Como Cliente, será o único responsável por qualquer dano ou prejuízo direto ou indireto que afete a Linis ou terceiros em consequência do incumprimento pela sua parte da obrigação de proporcionar informação verídica, exata, completa e atualizada e que corresponda à sua verdadeira identidade.
No caso em que se registe no Website, lembre-se de que a sua palavra-passe é secreta, pessoal e intransmissível e que, como Cliente, é o único responsável por manter o seu carácter confidencial e secreto. Por isso, a Linis recomenda que preste especial atenção e cuidado quanto à introdução dos seus dados de carácter pessoal, em especial dos dados bancários, e que não partilhe com terceiros os seus códigos de registo e palavra-passe. Qualquer dano ou prejuízo que se produza e, direta ou indiretamente, afete a Linis ou terceiros sob a sua palavra-passe e registo de utilizador será da sua exclusiva responsabilidade.
8. OS SEUS DIREITOS COMO CLIENTE
Como utilizador, tem o direito de aceder à sua informação, de a retificar se os dados estiverem errados, de se opor ao tratamento dos seus dados, de os suprimir, de limitar o tratamento ou de solicitar a portabilidade dos seus dados. Poderá, igualmente, revogar qualquer consentimento prestado em qualquer altura. Tenha em conta que, se exercer determinado direito, isso poderá impedir a prestação de qualquer serviço com execução pendente como, por exemplo, enviar-lhe o produto para casa se solicitar que suprimamos os seus dados.
Para exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação, restrição ou portabilidade ou para revogar o seu consentimento relativamente a qualquer dado fornecido por si a qualquer empresa Linis basta entrar em contacto com a Linis, que centralizará o processamento dos direitos exercidos relativamente ao tratamento dos seus dados, seja por e-mail para geral@linis.pt seja escrevendo para Av. de Moscavide 50A 1885-062 Moscavide (Lisboa) anexando em ambos os casos uma cópia do seu bilhete de identidade ou qualquer outro documento que comprove a sua identidade, indicando “Ref. Data Protection” como referência no envelope (se optar por correio postal) ou no campo de assunto (se optar por e-mail) e explicando claramente o direito que deseja exercer e os dados necessários para tal fim.
Pode também enviar à Comissão de Proteção de Dados de LINIS se considerar que a Linis ou a Linis Online trataram os seus dados descumprindo esta Política Geral de Privacidade e qualquer outra regulamentação relacionada atualmente em vigor, por comunicação eletrónica para geral@linis.pt. Tem o direito de apresentar uma reclamação à autoridade de controlo pertinente a qualquer momento. Contudo, pedimos-lhe que nos escreva primeiro de forma que possamos tentar solucionar o problema e apresentar-lhe uma resolução.
9. SEGURANÇA DOS SEUS DADOS
O Website integra as salvaguardas adequadas e utiliza a tecnologia baseada nos padrões do setor para melhorar a segurança, integridade, confidencialidade, disponibilidade, exaustividade, exatidão e proteção dos dados pessoais que tem compilados, tendo-se estabelecido as precauções razoáveis para proteger essa informação de possíveis perdas ou utilizações indevidas. As normas sobre proteção de dados e segurança da Linis são revistas periodicamente e melhoradas quando é necessário, adotando-se as medidas razoáveis para assegurar que apenas as pessoas autorizadas podem aceder à informação proporcionada pelo utilizador.
Não obstante, embora na Linis nos esforcemos e empreguemos todos os meios ao nosso alcance para garantir a segurança, confidencialidade, disponibilidade, inviolabilidade e integridade dos seus dados, a Linis não pode garantir a segurança técnica de maneira absoluta, dado que um meio como a Internet não é inexpugnável e podem existir condutas dolosas de terceiros fora do alcance da Linis.
Em nenhum caso e em hipótese alguma, a Linis responderá pelos danos ou prejuízos derivados ao utilizador de causas não atribuíveis à Linis, tais como, a título de exemplo e em caso algum limitativo, vírus, componentes daninhos, mau funcionamento do navegador, invasões informáticas ou ataques de terceiros.
10. POLÍTICA DE COOKIES
Na Linis, colocamos à sua disposição toda a informação sobre os cookies que utilizamos no Website na nossa Política de Cookies.
11. MODIFICAÇÕES DA POLÍTICA GERAL DE PRIVACIDADE
É possível que a presente Política Geral de Privacidade varie com o tempo em consequência, entre outras circunstâncias, de: (i) mudanças no Website; (ii) modificações nos tratamentos de dados efetuados pela Linis; (iii) variações nas finalidades para as quais a Linis compila os seus dados de carácter pessoal, por exemplo, devido a alterações na Linis, seja a nível societário, seja a nível operacional ou de negócio; (iv) novidades legislativas ou jurisprudenciais ou (v) o estabelecimento de novos critérios por parte da Agência Portuguesa de Proteção de Dados.
Por isso, a Linis reserva-se o direito de modificar unilateralmente a presente Política Geral de Privacidade, informando previamente o Utilizador de tal modificação, de uma forma clara e com a devida antecedência. A Linis recomenda ao Utilizador que leia atentamente a Política Geral de Privacidade em vigor no momento em que acede ao Website e, em todo o caso, antes de se registar, inscrever-se ou comprar algum produto. No caso em que qualquer modificação da Política Geral de Privacidade afete significativamente os Utilizadores, informaremos da aplicação de tais alterações com a devida antecedência e, se for necessário, solicitaremos os consentimentos oportunos.
12. CONTACTO
Para qualquer dúvida, consulta ou informação acerca desta Política Geral de Privacidade, ou para nos enviar qualquer sugestão ou reclamação, pode entrar em contacto com a Linis enviando-nos um e-mail para o endereço de correio eletrónico geral@linis.pt ou através do nosso telefone de apoio ao cliente. Também na sede da Linis poderá encontrar à sua disposição os formulários de reclamação oficiais, se deles necessitar por qualquer motivo.